Refinanciamento de Veículos: Entenda como Funciona

Refinanciamento de Veículos
Aprenda como funciona o refinanciamento de veículosquais as condições exigidas para o refinanciamento e quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Se você tem um veículo em seu nome e está precisando de dinheiro, refinanciá-lo pode ser uma boa alternativa. Nesse tipo de empréstimo, você pega o dinheiro com o banco e/ou financeira fornece seu veículo como garantia pelo pagamento.

A taxa de juros nesta modalidade de empréstimo costuma ser menor do que a de outros tipos mais comuns de empréstimo pessoal, pois o banco e/ou financeira entendem que não terão prejuízo caso o consumidor não consiga quitar as parcelas. Esta é apenas uma das razões para você procurar saber mais sobre refinanciamento de veículos. Confira as 8 dúvidas mais comuns de quem pensa em realizar refinanciamento de veículos.

1. Quanto consigo realizar o refinanciamento do veículo?

Deve-se primeiro saber do modelo e do ano do veículo que se pretende refinanciar. Geralmente, os bancos e/ou financeiras não costumam refinanciar veículos com mais de 10 anos de uso. Isso ocorre porque, se você tem um carro mais novo e mais caro, provavelmente conseguirá um empréstimo maior.

A avaliação do veículo é feita de acordo com os valores da Tabela Fipe, sendo liberada automaticamente 50% do valor do veículo, entretanto, é levada em consideração a sua renda mensal, pois, o refinanciamento permite que você comprometa no máximo 35% da sua renda mensal.

2. O veículo precisa estar quitado?

Não. Alguns bancos e/ou financeiras realizam o empréstimo mesmo que o veículo ainda esteja com registro de alienação fiduciária, que é mais conhecido como refinanciamento de veículo alienado. Nestes casos, parte do empréstimo será para pagar a dívida restante, enquanto a outra parte vai para o proprietário do veículo, que poderá utilizar o dinheiro como desejar.

3. Posso realizar um refinanciamento de veículo com o nome negativado?

Geralmente não, entretanto, já presenciamos aprovações desta modalidade de empréstimo quando o consumidor ainda estava com o nome negativado. O máximo que pode acontecer é o banco e/ou financeira negar o refinanciamento do veículo, pois, poderá achar que você não terá capacidade pagar pelo empréstimo.

É imperioso destacar que alguns bancos e/ou financeiras poderão liberar o crédito para quem está negativado, entretanto, vão cobrar maiores taxas de juros por isso, o que faz o débito ser maior do que normalmente seria caso o consumidor estivesse com seu nome limpo.

4. Para refinanciar o veículo, o mesmo precisa estar no meu nome?

Sim. Não é possível refinanciar veículos que estejam em nome de terceiros. A principal exigência desta modalidade de empréstimo é justamente que o veículo esteja em seu nome. 

5. Quais são os documentos exigidos para o refinanciamento do veículo?

Serão solicitados seus documentos pessoais e os do veículo que você pretende refinanciar. Você precisará entregar para o banco e/ou financeira cópias do seu RG e CPF, comprovante de renda e de residência, além do Recibo de Compra e venda do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

6. O veículo que dei como garantia pelo pagamento do empréstimo ficará no nome de quem?

O veículo fornecido em garantia pelo pagamento do empréstimo continuará no nome do consumidor,  entretanto, terá o registro de alienação fiduciária em nome do banco ou/ou financeira que for realizado o refinanciamento do mesmo. Só sairá o registro da alienação fiduciária assim que o consumidor quitar o empréstimo.

7. O que ocorre se eu não conseguir pagar as parcelas do refinanciamento do veículo?


Além de ficar com o nome negativado, o veículo poderá ser tomado através da busca e apreensão e será levado a leilão em tempo record pelo banco e/ou financeira. Por este motivo, antes de realizar esta modalidade de empréstimo, deve-se analisar com calma se você terá capacidade de pagamento do refinanciamento do veículo

8. Posso renegociar o refinanciamento do veículo?

Nos casos em que não se consegue pagar as prestações do financiamento, o banco e/ou financeira tem o direito de ficar com o seu veículo anteriormente fornecido em garantia pelo pagamento. No entanto, o negócio do banco e/ou financeira não é o veículo e sim dinheiro, por este motivo, os mesmos querem que você consiga pagar pelo empréstimo.

É imperioso destacar que você deve insistir em dialogar com seus credores no sentido que você deseja resolver o problema o mais rápido possível.

9. O que devo analisar antes de refinanciar o veículo?

Antes de realizar o refinanciamento de veículos você deve avaliar primeiro o Custo Efetivo Total (CET) do novo empréstimo junto ao banco e/ou financeira desejado. Só assim você vai saber se é vantajoso ou não dar seu veículo em garantia pelo empréstimo desejado.
Refinanciamento de Veículos: Entenda como Funciona Refinanciamento de Veículos: Entenda como Funciona Rezenha spc por maio 29, 2018 Avaliação: 5

Nenhum comentário:


Bansul.com Comment Policy

Leia o post inteiro ANTES de comentar e lembre-se de ser legal com os colegas. A comunidade agradece. :)

Please read our Comment Policy before commenting.

Tecnologia do Blogger.